Monday, July 7, 2008

hey mate

temos um amigo australiano, mora na nossa casa e é surfista, mas está longe do (meu) protótipo de surfista australiano. de facto, nem diria que é surfista nem diria que é australiano. podia, de facto, ser um banqueiro nova-iorquino. seria, contudo, um banqueiro nova-iorquino com espiríto de surfista australiano, e por aí fora.

viveu durante 4 anos na suécia, onde nunca teve mates, apenas friends. claro que nunca um sueco percebeu, aquilo que para ele, e para mim é óbvio: a difereneça entre um mate e um friend.

quinta-feira o australiano vai-se embora.

4 comments:

PS said...

latitudes cara andré. latitudes.

Anonymous said...

Aqui mate é Kumpel.
E friend é Freund.
E conhecido Bekannt.

Em Portugal nao temos para mate; mal nos conhecemos e já somos todos os maiores amigos.

leo

andré said...

o único australiano que conheço é como nós então.

para mim um amigo é um mate, um conhecido é um friend. mas acho que isso depende daquilo a que chamas "amigos". eu tenho menos de 10 amigos.

Anonymous said...

Eu nao uso mate (eheh nao cola com o meu estilo) e tenho amigos mais amigos que outros. Porque há amigos que sao mais que conhecidos, mas nao sao mates. Pronto.

Mas é engracado como mais uma vez as palavras de uma família mostram um bocadinho da cultura de um povo. É a velha estoria dos esquimós e dos 100 nomes para gelo.

leo