Friday, September 28, 2007

death proof #2

eu já sabia que ia gostar do filme mesmo antes de o ver. também gostei dos kill bill, mas este adorei. sempre gostei mais dos clássicos yankes, que dos filmes shaolin asiáticos. na verdade, o kill bill acaba por ser uma misturada dos dois (não sendo nem um clássico shaolin, nem um clássico yanke), mas... também não foi só isso, eu admito: não estava preparado para o kill bill como estava preparado para o death proof.

todo aquele ambiente non-sense, completamente fora de tempo surpreendeu-me. o death proof talvez ainda seja mais ao lado que o kill bill, talvez ainda mais arrojado, mas o tarantino hoje em dia pode fazer o que quiser, que eu estou preparado.

os filmes dele nunca foram "normais", mas comparar reservoir dogs com death proof não é possível. parece que foram feito com 50 anos entre si, por dois realizadores diferentes.

o que acaba por ligar toda a obra do tarantino é a utilização de actores fetish: kurt russel, bruce willis, derril hanna, david carradine, uma thurma, john travolt, samuel l jackson; as bandas sonoras vintage, e o ambiente (cada vez mais) noir.

o death proof é um grande filme. para mim tá no top dos filmes do tarantino, conjuntamente com pulp fiction e reservoir dogs; e no topo dos meus filmes favoritos.

quem viu o jack burton nas garras do mandarim percebe porque é que o kurt russel é um actor fetish, e por é que este filme é bom, e porque é que o tarantino é dos melhores realizadores da actualidade.


2 comments:

morte_negra said...

se ha coisa que eu sempre gostei foi do kurt russel, mesmo na fuga de los angels e principalmente na de nova yourke

andré said...

fuga de nova york... com o mítico snake.

tempos áureos do cinema yanke.