Tuesday, November 18, 2008

sobre o trabalho, sobre as pessoas e sobre a gestão disto tudo

uma das vantagens de já ir no 4 ou 5 emprego é já ter tido de trabalhar de maneiras muito diferentes. no primeiro emprego era eu que definia tudo e que fazia tudo. era o chefe de mim próprio e a minha palavra era lei. no segundo tive de conciliar o que queria fazer com o que queriam que fizesse e com o que era possível fazer. no terceiro tinha de trabalhar em equipa, tinha de confiar na equipa, tinha de fazer a equipa acreditar em mim, tinha-mos de nos apoiar e revezar, porque a equipa era mais importante do que o trabalho (conceito esquisito mas totalmente verdade). neste trabalho, a minha função era obedecer. aprendi muito neste trabalho. aprendi muito sobre equipas, sobre a importância da confiança (especialmente quando não se faz ideia do que se está a fazer), hierarquias e pessoas. essencialmente aprendi a reconhecer pessoas de merda e a fazer os impossíveis, para não desobedecendo, não as beneficiar à minha custa (sacana o putu hâ...). no quarto emprego, pus em pratica tudo o que aprendi para não beneficiar o filho da puta do imbecil do meu chefe. nunca na vida fui tão incompetente. quando percebi que não ião despedir o meu chefe por incompetência (a minha incompetência, no fundo é do meu chefe, porque se ele tem um quadro altamente qualificado que não faz um cu, então ele como chefe é completamente incompetente) optei por procurar um emprego novo. agora o meu trabalho é verificar que as outras pessoas fazem o trabalho delas. sou uma espécie de policia que anda a controlar tudo e todos.

posso dizer que ao fim de ter trabalhado e passo a citar a minha carta de apresentação: "trabalhei e estudei em ambientes tão variados como, uma linha de produção de uma fábrica, um escritório ou uma bancada de laboratório; trabalhei por turnos e trabalhei num país diferente."

O MAIS DIFÍCIL É TRABALHAR COM PESSOAS.

lidar com pessoas é de longe a tarefa mais difícil que já tive.
ainda por cima existem pessoas que acham que se acham no direito de ter personalidades complicadas. os filhos da puta.

3 comments:

Luna said...

pelo teu percurso, tás quase pronto para abrir a tua propria empresa e, claro, teres uma personalidade não complicada de dar ordens ao pessoal que define e faz tudo, aos conciliadores de todas as condições, ás tuas equipas e aos "polícias". poderás tb despedir os incompetentes (poupando os subordinados)

=)

andré said...

de preferência, quando abrires a tua empresa, chamam-me para ser chefe de qualquer coisa.

tenho a certeza que vou ser incompetente!

Anonymous said...

Tens sem duvida uma coisa que te faz duvidar de tudo e por tudo em causa,acreditas em ti, és novo certamente, mas uma pessoa muito interessante, e tens de ser bom porque senão já eras caixa no crrefour.