Thursday, July 10, 2008

os holandeses não sabem comer, mas sabem divertir-se. e bem. quando disse, uma vez, a um holandês que os achava mais capazes de aproveitar tempos-livres, e de, no geral, se divertirem mais do que nós, povos do sul. ele estranhou e respondeu-me com um cliché: mas quando eu vejo aqueles anúncios de famílias do sul sentadas à mesa todos me parecem muito divertidos.

nós talvez sejamos mais barraqueiros (uma das nossas características que eu mais prezo), mais amigos, mas não somos mais felizes. e aqui está a grande diferença. os holandeses, quem sabe todos os outros povos do norte, quem sabe por herança protestante, mas sem dúvida por terem mais dinheiro sabem divertir-se, mas sempre sem dar barraca, sempre muito contidos. a contenção não é um entrave ao divertimento, mas com contenção o divertimento não é tão real. pelo menos na minha versão sulista de divertimento.

tudo para dizer que ontem, quarta-feira, meti um dia de férias à última hora, e fui andar de barco à vela, num lago holandês de 30 km, debaixo de chuva, vento, e frio quanto-baste. em portugal num dia daqueles teríamos ficado em casa, quem sabe ido ao almada forúm, ao cinema.

1 comment:

leo said...

óptimo post, andré.

também acho que a heranca protestante tem influencia nisso.

e talvez outro factor: os povos do sul dao mais importância às aparências. talvez por isso nao nos chegue divertirmo-nos, temos de ter a certeza que os outros percebem que nos estamos a divertir.