Friday, February 29, 2008

coisas

um amigo colômbiano que eu tenho, talvez um dos meus mais novos amigos, se é que alguém que se conhece há 8 meses pode ser nosso amigo, dizia-me que na colômbia o movimento estudantil era forte, que nas manifestações nunca faltavam cocktail molotof, petardos, muita porrada, polícia de choque, greves de meses, e que não eram apenas as faculdades de letras que eram aguerridas, embora fossem sempre as que comandavam, as de ciências também entravam, e com um ingrediente importante: as bombas.

contava-me aquilo com um misto de orgulho por ter lá estado mas sem nostalgia porque me parecia que tinha feito tudo aquilo porque tinha de ser e não porque acreditasse muito no que estava a fazer.

hoje lia uma coisa que me lembrou o colômbiano, e as suas guerras. isto, que é uma coisa que vale bem a pena ler, tal como todo o blog.

outra coisa que nunca me esquecerei, e que o colômbiano também me ensinou, é que lisboa é um sítio onde não dá para andar a pé, uma cidade que não foi feita para peões. o mais estranho é ouvir isto de alguém que é colômbiano e que viveu durante dois anos na cidade do méxico.

No comments: