Wednesday, December 12, 2007

O meu primeiro camiao

nao foi traumatizante porque o meu ego nao me deixa abalar.

o primeiro camiao que eu carreguei foi o de um galego. foi la carregar oleo refinado. lembro-me claramente de serem 5 da tarde e me chamarem pela radio para ir ter ao tanque desse oleo. cheguei la e vi o filme todo, eram 5 da tarde, aquilo nao estava pronto antes das 18, alguem se queria ir embora. sobrava eu, o rookie, que ainda cheira a leitinho e nao sabe que nestas alturas se manda o outro à merda e ele que se foda com o camiao que é para isso que é pago. eram 5 e ele estava com pressa. o gajo poe-se a explicar aquilo, como se fosse de um descarregador de camioes para outro (porque eram 5 da tarde e ele queria ir embora), e eu a ouvir tudo de novidade. E no fim remata assim, e sabes, tens de te certeficar que ele faz isto assim e assado porque estes gajos sao todos uns ladroes.

pronto, eram 5 da tarde e estava sozinho com um ladrao sem saber bem o que fazer. se isto nao é entregar o ouro ao bandido nao sei o que será, ate o tenrinho dentro de mim estava incredulo. porque carregar um camiao com uma bomba que da 3 bares usando uma tubagem de 2 polegas demora uma hora (agora já sabem como é que eu sabia que às 18 acabava, mas naquela altura eu ainda nao sabia) fiquei lá à conversa com o galego. Não percebia metade do que ele dizia, e estava sempre a pensar que ele me ia passar a perna, bom, aquilo foi meio caotico, mas lá se resolveu.

tudo isto para quê?
porque o galego ensinou-me uma das coisas mais importantes da minha vida:
"se trabalhar por turnos fosse bom, eram os chefes que trabalhavam por turnos"

posso dizer agora que trato por tu os 3 melhores carregadores de camiao de vila franca.

descarregar camioes é mais complicado, porque a bomba desferra sempre que um dos tanques do camiao fica vazio, ao contrario, ao carregar um camiao a bomba nunca desferra porque o tanque esta sempre cheio. normalmente para descarregar um camiao, pasta ser metodico e fazer as coisas bem à primeira, se te esqueces de um passo estas arrumado. e mais importante, se tu sabes que tens razao, caga de alto abaixo no gajo que te esta a dizer para fazeres uma coisa errada, fala mais alto e manda tu nele. é bom que tenhas razao. isso ou um ego grande demais.

ps- para quem nao sabe, e eu nao sabia, um camiao pode ter varios tanques nao interligados. ou seja existem uns camioes filhos da puta que dão 5 vezes mais trabalho que outros.

ps2- e andei eu a estudar 5 anos para isto!

2 comments:

andré said...

melhor post de sempre, sem dúvida! mas... vamos lá saber se já foste a ayamonte?

hahahahahaha

leo said...

lindo!!! ehehhe
sem dúvida essa tua fábrica é uma escola de vida.