Thursday, October 18, 2007

o menino da cidade

eu vivi dos 3 aos 16 anos numa aldeia nos arredores de coimbra que nao devia ter mais do que 100 pessoas. vivia mesmo no centro, na praça, paredes meias com a igreja. naquela aldeia havia porcos, cavalos, um boi, ovelhas, vacas, galinhas, um aviario com gansos, havia uns peixes minusculos no riacho (eu 13 anos so consegui apanhar um e tive de usar um camaroeiro) havia javalis, caes e gatos. os dias de verao passavam-se a roubar fruta, a transportar tabuas para uma cabana na floresta, a apanhar fosseis (ainda tenho a casa cheia dessas pedras), e a tomar banho num tanque do aviario onde as vezes apareciam gansos mortos. as vezes construiamos uma pista de BMX na serra e cromenotravamos os tempos, à noite jogavamos as escondidas. raramente ia ao cafe. os meus pais nao curtiam daquilo, e eu tb nao porque sim. jogavamos futebol num campo muito mau, que as vezes era lavrado, previligiando a tecnica da força do que a força da tecnica. canelas chamava-se o tanque. pertencia ao ti canelas. nas aldeias à muitos tios, ti avelino, ti catrina, ti castelas. como em todas as historias existem os bons e os maus, a ti catrina era a má e a ti castelas a boa. os bons morrem sempre primeiro. é pena. de vez em quando chamam-me menino da cidade. eu calo-me.

2 comments:

andré said...

ter morado no campo torna as pessoas mais reais. não achas?

hahaha

Anonymous said...

já que isto está a ficar na moda, eu só queria dizer que também sou do campo: íamos ao rio às ras e aos cágados (acho que nunca apanhámos um cágado) e no outono atirávamos-nos do cimo de um muro em voo para um monte de feno. Era lindo. Nao me lembro de termos alergia. Tenho saudades de ser pequena e brincar com a Dorita, o Paulito e o Rui. Nessa altura, eu era a Linor.
:) Bons tempos.
Leo