Monday, October 22, 2007

Mentalidade operario

um operario é uma pessoa que tem uma mente diferente de um gajo que tira um curso. acima de tudo acho que essa é a grande diferença quando se trabalha numa fabrica. foi a leonor que me ensinou isto. o caso dela era diferente mas quem nao gosta de generalizacoes abusivas? bom um operario vive do momento. um operario gosta de trabalhar, gosta de estar a fazer coisas que dêem gratidoes imediatas. por exemplo, esvaziar um camiao. no incio estava cheio, no final vazio. existe uma gratidao imediata. nao estou a desdenhar, eu como operario comecei a apreciar estes momentos, esta satisfacao instantanea. um operario gosta mesmo de ver o seu trabalho, e nao gosta nada de estar parado. se por acaso nao se pode trabalhar porque falta alguma coisa, o operario começa a ficar impanciente, quer mostrar serviço e nao o deixam, começa a queixar-se. uma das coisa que me impressionou foi a sua vontade de trabalhar, e de preferencia fazendo sempre a mesma coisa, sem grandes mudanças. eu gosto mesmo é quando existem coisas diferentes para fazer, ou quando a fabrica para e posso estar ali a olhar para pessoas a trabalhar. isto, a um operario, da-lhe a volta à cabeça. acho que esta a ser importante ser operario. masis a nivel psicologioco. ver como um chefe trabalha, como um operario responde.

No comments: