Monday, September 10, 2007

post polémico sobre a comida portuguesa

INTRODUÇAO
um gajo no seu blog nao devia ter medo de nada. nem de mandar a maddie levar no rabo ou de cuspir na cara do berardo, nao devia, como nao tem, a nao ser de uma coisa, criticar a comida em portugal. ainda ah vacas sagradas, ou pelo menos havia ate agora.

DESENVOLVIMENTO
a comida portuguesa é a melhor comida do mundo. é assim que começa qualquer conversa em portugal quando se fala de comida. eu diria assim, a comida portuguesa, quando nao é usado um excesso de sal e gordura, é a melhor comida do mundo. alias, eu diria mesmo mais, a comida que se come na maior parte dos restaurantes em portugal, nao só é salgada e gordurosa, como também é MÁ. mesmo muito fraca. e pior, as pessoas gostam. nao sei o que se passa em portugal, se calhar sempre foi assim, se calhar começou a ser assim depois de sabermos que a nossa dieta é a mediterranica. quando se tenta almocar em lisboa, e coimbra nao é diferente, os restaurantes d'Almoço, servem com orgulho, bifes fritos mergulhados em manteija encharcada em sal, batatas fritas e arroz branco todos os dias, sem outra hipotese, uma salada temperada demais para enganar a demenos fresquidao, e ovos estrelados encharcados em oleo. tudo isto acompanhado de um ar de orgulho, como quem diz, a comida portuguesa é que é boa. viva a dieta mediterranea.
as quartas é cozido. eu nunca peço cozido. sabe mal. sabe a mofo. quando se come um cozido por 6 euros nao se come alheira ou farinheira, ou morcela e entrecosto. comem-se coisas que eu nunca compraria na vida. no entanto diz-se com orgulho ao almoço: "ah, o belo do cozido", enquanto que se devia dizer "ah o belo do cozido tem mais gordura do que eu na minha pança".
nao sei se é da dieta mediterrancia que se meteu na cabeça que usar azeite e sal a mais é bom, e que assim é que é bom. eu como sal do saleiro e molho pao no azeite, mas o que se faz em portugal nos restaurantezecos nao lembra a ninguem. orgulha-se do azeite, mas usam azeite de 50 centimos, que é pior do que oleo de fritar batatas.
pior, quando se vai a um jantar com mais do que 10 pessoas, desses jantaters de grupo e o caralho, ja se sabe que a comida vai ser uma merda. eu acho que as coisas nao têm de ser assim. quando estive no estagio, estava num pais rude, em que se comia pure com salcichas, mas raramente comia gordura ao almoço. mas nao, a comida em portugal é a melhor do mundo.
nao é. mas podia ser. tanta coisa boa que existe neste pais, e insistem em ignora-la ao fritar batatas e servir com arroz branco num prato forrado a azeite de 2 centimos.

CONCLUSAO
tirem-nas

3 comments:

Anonymous said...

Ah kde Fiolhais! Até pareces o Chefe Silva a falar!

Anonymous said...

Homem que é homem vai ao Tone e pede um grelhado sem molhanga!

andré said...

epá essa conversa dava um tratado. um gajo tem de ser mais pragmático: gastas 8 euros para comer no tone, ou 4 euros para comer um mac. agora por 8 euros comer comida muito boa como a de casa, foda-se, não me fodas.