Wednesday, May 23, 2007

PORTUGAL - UM RETRATO SOCIAL

Eu sou um animaloducomentário. Papo tudo, não há documentário nenhum que tenha passado na TV cabo que eu não tenha visto. Eu sei tudo sobre pontes, túneis, bombas, ilhas do pacífico, chefes de cozinha, remodelações de casa, acidentes, tiros, 2ª guerra mundial, mitos, eu até ja sei falar brasileiro com sotaque redneck amaricano.

Mas este novo documentário tem qualquer coisa que os outros não têm. A parte que eu mais gosto é que para mim tudo o que ele fala é novidade. Eu lembro-me de o meu livro de história acabava mais ao menos a seguir ao 25 de abril, e a parte final estava uma confusão completamente intragável para quem quisesse perceber o que quer que fosse. Para piorar, todas as pessoas com que falava sobre isso, ou já não se lembravam, ou tinham uma visão muito própria e estreito sobre a evolução do país. É por isso que eu gosto do programa, porque só quer saber das pessoas. Os acontecimentos políticos estão lá, mas só em segundo plano, como força motriz para o desenvolvimento. Não interessa quem os fez ou o que teve de fazer para eles acontecerem, só interessa que aconteceram e em que mudança de hábitos isso se traduziu.

Além disso, há outra coisa, a voz do apresentador/criador, a credibilidade e interesse com que ele entrevista as pessoas vale ouro. Ele está mesmo interessado.

O bixo chama-se António Barreto e a wiki diz que ele ou foi Ministro da Agricultura e Pescas do I Governo Constitucional 1976-1978, ou então é um arquitecto. Não interessa, ele não vai ler isto.





No comments: