Thursday, May 31, 2007

maria albertina (ou o post da redenção)

para não dizerem que só posto imagens e clips de yankes (e quase todos de origem africana) faço aqui a homenagem merecida a um dos melhores projectos (é moderno chamar projecto) da música portuguesa, dos últimos tempos:



o meu pai já adorava o camané, e o meu avô também. o meu avô porque adora fado e diz que ele é dos melhores fadistas que já ouviu (ele lá saberá do que fala, tem 80 e tal anos, o meu avô). o meu pai porque é do bloco de esquerda. eu, portanto, pouca relação tinha com o bicho, e a pouca que tinha nem era saudosa: lembro-me de o ter visto no ccb e de uma tia ter gritado muitas vezes "viva, viva", intercalado com "bravo, bravo" no final das músicas (nunca tinha ouvido um bravo, bravo na vida, e fiquei horrorizado).

quando chegaram os humanos a minha reacção foi neutra: a música era boa sim senhora, mas antónio variações nunca me tinha enchido as medidas, clã dizia-me pouco, david fonseca idem, e de camané gostava da "amiga maria", e pouco mais.

adiante. (foda-se às vezes levo tanto tempo a contar uma coisa...).

a verdadeira redenção chegou no sudoeste: a unanimidade com que largos milhares de pessoas cantaram a maria albertina (2 vezes) fez-me reconsiderar, e inserir este projecto no cantinho que guardo para as bandas de que nem gosto muito, mas que admiro desmesuradamente. figura ai também o frank sinatra, para terem uma ideia.

pronto, basicamente é isto.

No comments: