Friday, August 28, 2009

a vida é curta

descobri hoje que uma pessoa de quem tenho vindo a ler artigos, e que queria contactar, morreu, em 2003, juntamente com o filho num trágico acidente de montanhismo.

música para o fim-de-semana

em marrocos fui enganado. várias vezes, claro. mas nem sempre ser enganado é uma coisa má. quem inventou o ditado há males que vêm por bem foi, com certeza, enganado em marrocos.

quando pedi um cd do ali farka marroquino foram-me apresentados os tinariwen, som berber, verdadeiramente marroquino. isto foi em marrakesh, naquela praça famosíssima e cuja razão para tanta fama sempre me ultrapassou. dias depois, já em casa descobri que afinal os tinariwen são malineses. praticamente no mesmo dia descobri ainda que vão tocar em amesterdão daqui a umas semanas.

deveria portanto agradecer ao marroquino que me enganou, e ao seu colega de loja que enquanto deixava o cd tocar, dançava ao som daquela batida verdadeiramente marroquina simulando uma guitarra a tira-colo.

Thursday, August 27, 2009

Wednesday, August 26, 2009

10 coisas a não perder antes do fim do verão

parece que ir jantar a sesimbra é aconselhado. eu só não ia ao ribamar, ficava-me pelo isaías. mas não digo onde é o isaías: locals only.

Tuesday, August 25, 2009

os buraka som sistema

tocam em roterdão.
o contigente feminino tem o condão de transformar objectivos que eram intenções em objectivos que são dados adquiridos.

e á conta disso fui a santorini, à casa do xefe e andei de camelo.
marrocos parece ter sido à 3 anos. e ainda agora é agosto.
a alfaiate de lisboa é o sartorialist lisboeta. mas vale a pena ainda assim (ou por isso mesmo).

os macacos do ártico

tocam em amesterdão.

princípios

o bartolices não linca nem comenta as declarações da mandatária da juventude do partido do governo.

Monday, August 24, 2009

uma semana noutro mundo

há jornalistas que acham que para fazer uma boa reportagem é preciso ir para o darfur, para a somália, para o iraque ou para as tinturarias em fès. nada disso, jovens aspirantes a frank capra, hoje em dia basta desligar o cabo de rede:


é claro que estar uma semana sem internet já é espectacularmente espectacular e muitíssimo difícil. mas estar uma semana sem twitter? UMA SEMANA SEM FACEBOOK? a isso chama-se sobreviver e a tudo isto chama-se jornalismo de vanguarda. estou rendido!

problema de catalogação

(embora não consiga encontrar) sei que já tinha atribuído à primavera holandesa nada mais, nada menos, que o título de melhor tempo do mundo. que faço agora com o verão?

Friday, August 21, 2009

olha ali nós em ait ben haddou!
o blogger deveria estar referenciado entre as 10 melhores invenções de sempre.

música para o fim-de-semana

é ler isto, se faz favor.

ligações

descobri outro blog bonzinho. o acatar.

comer um peixinho

só um lisboeta é capaz de usar esta frase sem medo. tudo está mal, a começar no determinante um e a acabar no diminutivo. é o assassinar da cultura do peixe. do peixe, meninos, não do peixinho.

Thursday, August 20, 2009

mais vale tarde do que nunca

outsorcing

é das minhas palavras favoritas e quando se mistura na mesma frase outsorcing e interrogação de prisioneiros, tudo ser torna mágico.

American spy agencies have in recent years outsourced some highly controversial work, including the interrogation of prisoners.

Wednesday, August 19, 2009

adenda

este ano tínhamos ainda uma farmácia que fazia inveja a qualquer hospital de campanha.

puro som marroquino 2009

este ano tínhamos um plano que não se cingia a "vamos lá e voltamos para trás", tínhamos dois guias (diferentes!), um mapa que servia realmente para alguma coisa e que tinha, de facto, as estradas, tínhamos lido o blog do joão leitão, tínhamos impresso o blog do joão leitão e tínhamos tempo. mas é preciso dizer que só fomos onde fomos por causa do decidido contingente feminino.

a malta de coimbra é assim

tigerman abandonou o concerto no sudoeste.

Tuesday, August 18, 2009

marrocos 2009

se fosse necessário escolher uma fotografia que resumisse a viagem, seria esta com certeza.

o morte caminha para o nascer do sol em erg chebbi.

Monday, August 17, 2009

segundo o joão leitão

poderia-mos ter ido de lisboa a minsk que seria a mesma distancia.

não fomos.

fomos antes a morrocos

podia tentar explicar



mas não me apetece

na continuação dos posts dos amigos

deste, deste e especialmente mais deste, posso dizer claramente o mundo pode dar as voltas que quiser, se quiser ate pode parar, mas quando é a altura, os amigos encontram-se e a conversa continua como se nunca tivesse sido interrompida.
http://www.shoplet.com/office/limages/EJ042855.jpg

tinha hoje, na minha caixa de correio uma embalagem de toalhetes com os quais, e devido ao H1N1, deveria limpar o teclado e o telefone. descubro depois, que os toalhetes não são anti-virais, mas apenas anti-bacterianos. será que por indução podemos considerar que se é anti-bacteriano é anti-viral? ou será que no fundo queremos é qualquer coisa supostamente nos "proteja" do H1N1?
todos os anos 500 mil pessoas suicidam-se em países desenvolvidos. será que isto pode ser considerado uma pandemia? será que a roche pode fazer alguma coisa quanto a isto?

H1N1

Causes of death in developing countries Number of deaths Causes of death in developed countries Number of deaths
HIV-AIDS 2,678,000 Ischaemic heart disease 3,512,000
Lower respiratory infections 2,643,000 Cerebrovascular disease 3,346,000
Ischaemic heart disease 2,484,000 Chronic obstructive pulmonary disease 1,829,000
Diarrhoea 1,793,000 Lower respiratory infections 1,180,000
Cerebrovascular disease 1,381,000 Lung cancer 938,000
Childhood diseases 1,217,000 Car accident 669,000
Malaria 1,103,000 Stomach cancer 657,000
Tuberculosis 1,021,000 Hypertensive heart disease 635,000
Chronic obstructive pulmonary disease 748,000 Tuberculosis 571,000
Measles 674,000 Suicide 499,000

o tamiflu tem 7 anos de validade

morrem sasonalmente mais de 250 mil pessoas de gripe normal. já para não falar nos 3 milhões e meio que morrem, em países desenvolvidos, de doenças do coração. portanto, a mim não me digam que isto do H1N1 não é conspirativo.

SOS bartolice

SOS Criança recomenda aos pais que não deixem os filhos andar nus nas praias.

ao ler esta notícia há duas ideias que me assaltam, alternadamente, o pensamento: que por um lado o goerge orwell tinha razão, mas que por outro lado a recomendação é demasiado bartola para se integrar no espírito do 1984 e nem mesmo uma teoria da consipração a consegue explicar.
um gajo volta de férias e há coisas de que tem a certeza: estava calor, de facto, esteve mesmo muito calor, vou ficar 6 meses sem andar de carro e 6 anos sem conduzir um carro, ainda não ouvi o cd do cálssio, tudo está na mesma.

no mundo há sítios old-school


e nós fomos visitar um deles.

Monday, August 3, 2009

na mala levo um cd chamado cálssio.
telefonaram-me agora. é hoje. é agora. depois de duas tentativas abortadas vamos finalmente para outro continente. isto, claro, se nada mais acontecer. e eu estou preparado para tudo, e se a ida a marrocos se resumir a passar uma semana no sul de espanha, também serve.

Saturday, August 1, 2009

link semanal ao cálssio

nem tudo pode correr mal, e como tal, através do cálssio, descubro john cale a cantar aquela música de lcd soundsystem sobre os amigos.
sou latino...
Os bosses aqui do blog não vão para ibiza, maiorca ou miami.

mas sexta, quando saí porta fora era assim que me sentia.



fomos...
amanhã a esta hora estamos a jantar couscous noutro continente. e essa ideia, a de que há um continente a apenas 30 minutos de barco de espanha, faz-me sorrir.

vicky cristina barcelona

gosto dos filmes do woody allen em nova iorque: os clichés estão todos lá, mas soam-me verdadeiros. no fundo, nova-iorque e os clichés sobre nova-iorque são o woody allen e vice-versa.

os filmes do woody allen na europa contêm também uma série de clichés. neste caso, de como uma certa américa vê o velho mundo.

só que nestes últimos filmes, todos os clichés me soam falsos.